Submissão de Propostas

  • Submissão de Comunicações
    (Formulário de Submissão)

    (Modelo para submissão – ficheiro PDF)

    Datas

    27 de Março de 2015 (23h59m): Data-limite para submissão de resumos.

    30 de Abril: informação dos trabalhos seleccionados e publicação do programa provisório do congresso.

    Convidamos à apresentação de trabalhos desenvolvidos por agentes de Comunicação de Ciência (Museus ou Centros de Ciência, Investigadores, Escolas, Gabinetes de Comunicação, Media, Artistas ou outros) dentro de um dos vários temas e/ou sub-temas.

    Em relação a Estudos Teóricos sobre Comunicação de Ciência, serão privilegiadas as comunicações que estimulem a ligação entre a teoria e a prática.

    Relativamente a Estudos de Caso em Comunicação de Ciência, serão privilegiadas apresentações que incluam a avaliação e análise crítica dos mesmos.

    A tabela seguinte é meramente sugestiva.

    I. Estudos Teóricos II. Estudos de Caso
    1. Tema2. Enquadramento teórico3. Métodos

    4. Dados

    5. Discussão e conclusões

    1. Tema/assunto2. Objectivo(s) da(s) atividade(s)3. Público-alvo

    4. Descrição

    5. Avaliação/reflexão de impacto sobre a consecução do(s) objetivo(s)

    TEMAS

    1 Pensar

    Trabalhos reflexivos sobre a essência da Comunicação de Ciência: os Quês e os Porquês da Comunicação de Ciência e os seus intervenientes.

    1A A Ciência Importa. Mas Importa só a Ciência? Projetos transversais e áreas de cruzamento entre a Ciência e outras áreas do saber. Cruzar domínios de conhecimento para atrair outros públicos.

    1B A Comunicação de Ciência – será uma meta Ciência?

    1C A Cultura Científica em Portugal – tendências e desafios.

     

    2 Aplicar

    Projectos e estudos de casos em contextos reais e práticos – o Como, o Onde, o Quem.

    2A Avaliar a Comunicação – como medir o impacto dos projectos/actividades de comunicação de Ciência e como promover a sua partilha.

    2B Participar! – Ciência Cidadã ou Ciência Participativa.

    2C Museus e Centros de Ciência – a comunicação de Ciência nestas insitutições de cultura científica.

     

    3 Inovar

    Novas abordagens. Novas técnicas. Novas realidades. O Como, o Quê.

     

    3A Comunicar Sem Falar – literacia visual dos Comunicadores de Ciência e a Comunicação Visual em Ciência.

    3B Novos Mensageiros, Novas Mensagens? Plataformas digitais para comunicação e educação de Ciência, a comunicação de ciência na era dos “grandes dados” e outras abordagens inovadoras.

    3C Sítios Improváveis – a descentralização da Comunicação de Ciência.

     

    FORMATOS

    1 Apresentações Orais – cada apresentação deverá ter no máximo 10 minutos seguida de 5 minutos para perguntas e respostas por parte da audiência.

    2 Posters Digitais com Apresentações Orais – as microapresentações orais (até 4 minutos cada) serão complementadas, em simultâneo, pela projecção do poster digital. Cada apresentação integrará um conjunto de outras 4 e serão agrupadas, sempre que possível, por tema/assunto/abordagem. No final de cada conjunto de 5 apresentações haverá 10 minutos para perguntas por parte da audiência e respostas dos autores dos posters.

    3 Tem a Palavra…cada participante terá 3 minutos para apresentar o seu projecto, instituição ou percurso profissional em Comunicação de Ciência com recurso a um slide onde deverá constar apenas o nome da apresentação e o nome do apresentador. Não haverá tempo para perguntas e respostas no final de cada apresentação.

     

    Os resumos poderão ser submetidos em português ou inglês através do formulário disponível na página do Congresso e enviados até às 23h59m do dia 27 de Março (sexta-feira), devendo ser indicando o formato preferencial para apresentação (Oral, Poster ou Tem a Palavra…) bem como se se trata de um Estudo Teórico ou Estudo de Caso.

    Os resumos devem incluir:

    • Nomes e afiliações do(s) autor(es).
    • Contacto do autor principal.
    • Tema e sub-tema, sendo este último facultativo.
    • Estudo Teórico ou Estudo de Caso.
    • Descrição do trabalho (ver tabela acima) até 2500 caracteres, incluindo espaços.

    Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso.

    A decisão final da aceitação e do formato da mesma ficam dependentes da avaliação da Comissão Científica.

    Todos os resumos seleccionados serão publicados num livro digital.