Apresentação do Scicom 2015

  • O Congresso de Comunicação de Ciência SciCom PT 2015, em Lagos, ambiciona ser antes de mais um ponto de encontro de pessoas, mas também de projectos e percursos profissionais que envolvam a Comunicação de Ciência.

    O SciCom PT 2015 é uma organização conjunta dos três Centros Ciência Viva existentes no Algarve (Lagos, Faro e Tavira) e decorrerá no Centro Cultural de Lagos e no Centro Ciência Viva desta cidade. Os dois primeiros dias do Congresso, 28 e 29 de Maio de 2015, serão dedicados à apresentação e discussão de trabalhos e/ou projectos em Comunicação de Ciência e à apresentação de palestras por parte de oradores convidados. O último dia, 30 de Maio, será dedicado à realização de cursos e workshops em diversas áreas, que permitam aos participantes no Congresso adquirirem e/ou desenvolverem competências específicas em diversas vertentes da Comunicação de Ciência, que incluem a comunicação oral, fontes de financiamento, ou a comunicação e literacia visuais.

    Adaptámos alguns dos elementos que compõem tradicionalmente os textos noticiosos para que no SciCom Pt 2015 aquelas perguntas jornalísticas, relativas à Comunicação de Ciência, sejam âncoras motivacionais e organizadoras dos temas, projetos e experiências a apresentar e a debater no Congresso. Depois das edições anteriores, o SciCom Pt 2015 deverá ser também um momento de pausa reflexiva e de repensar sobre a Comunicação de Ciência em Portugal para daqui se poder partir para novos caminhos ou evoluir para diferentes abordagens.

    Para além das dimensões referidas, pretendemos que o SciCom Pt 2015 seja também um espaço de contacto informal entre profissionais e não-profissionais que de alguma forma estejam interessados e/ou promovam a divulgação e alcançar todo o tipo de públicos na Ciência e Tecnologia. Assim, existirão momentos informais de troca de experiências, demonstração de projectos, abordagens diversas e novos caminhos que promovam um envolvimento cada vez maior da Sociedade nos processos de tomada de conhecimento e de decisão que envolvam a Ciência.

     

    Comissão Organizadora:

    Luís Azevedo Rodrigues (Centro Ciência Viva de Lagos)

    Rita Borges (Centro Ciência Viva de Tavira)

    Cristina Veiga-Pires (Centro Ciência Viva do Algarve)